MINDFULNESS P/ EMPRESAS

Onde você coloca a sua atenção e o seu foco, de forma consciente, você colhe bons resultados.

- Invok -

 

Invok

 

 

Pesquisas mostram que em cerca de metade do nosso tempo estamos agindo sem prestar atenção. Para reverter essa realidade, é preciso desenvolver Mindfulness. Mindfulness é atenção plena, ou seja, a capacidade de prestar atenção, com a intenção de prestar atenção, momento a momento, sem julgamento, e de uma forma aberta e curiosa. É estar no presente, sem se perder nos pensamentos, no passado ou futuro.

 

 

Mindfulness tem sido amplamente estudado em milhares de pesquisas científicas, com o suporte da neurociência, mostrando os benefícios objetivos para aumentar a atenção, concentração e foco, além do desenvolvimento de muitas competências, da saúde, da qualidade de vida e do bem estar. A palavra Mindfulness também é usada para descrever diversos tipos de técnicas que desenvolvem atenção. Explicando de uma maneira muito simplificada, estas técnicas estimulam o córtex pré frontal (que é a parte da frente do nosso cérebro) e nos permitem não nos perdermos nos pensamentos que ativam a nossa amigdala cerebral, que faz parte do sistema límbico e controla as nossas emoções, geralmente gerando reações negativas aos desafios que enfrentamos.

 

Invok

 

A Invok oferece programas de Mindfulness adaptados a diversas realidades, com foco em empresas e negócios, como Mindful Leadership, mas também atuando em organizações/pessoas na área de saúde, educação, esportes, ONG’s/Associações, grupos profissionais específicos e Mindful Eating (alimentação consciente).

 

Invok

 

Oferecemos nossos programas em diferentes formatos, como workshops curtos para sensibilização e entendimento básico, intensivos e programas completos, de 6, 8, 10 ou 12 semanas de duração, além de um programa contínuo. Temos programas presenciais, à distância e mistos.Trabalhamos inclusive com formas para quebrar um mito muito comum em diversas pessoas, que é o de acreditar que elas não conseguem se concentrar e focar, de forma calma e sem ansiedade...

 

Invok

 

Conheça também nosso módulo/workshop “Mindfulness é andar de bicicleta” e o nosso conceito ampliado de Mindfulness, que chamamos de Presensificação.

Invok

 

 

 

 

Empresas e Negócios

 

Invok

 

A Invok entende que Mindfulness é uma metacompetência, pois ela dá suporte para o desenvolvimento de diversas outras competências fundamentais para a nossa atuação, com alta performance, na empresa e na nossa vida profissional e pessoal. Esse é um dos motivos de Mindfulness ser um dos 3 pilares para todo trabalho oferecido pela Invok.

Mindfulness amplia a nossa percepção da realidade, do que é importante e do que realmente devemos fazer. Assim decidimos e executamos melhor, com impactos positivos no atendimento, nas vendas, na produtividade, na criatividade, na liderança, no trabalho em equipe, na comunicação, nos relacionamentos, na resiliência, na priorização, na mudança, entre outros importantes pontos na empresa (e na vida).

 

Invok

 

Mindfulness é algo que pode ser desenvolvido nas pessoas da empresa a partir do ensino e prática de diversas técnicas. Não é por acaso que Harvard, Stanford, Google, Goldman Sachs, Facebook e milhares de outras instituições e empresas já trabalham com Mindfulness. A Invok trabalha com Mindfulness nas empresas de maneira customizada, prática e efetiva. Veja alguns dos formatos gerais que possuímos, tanto presenciais como à distância. Entre em contato conosco e peça uma proposta detalhada para sua empresa, com fases e objetivos.

 

Invok

 

 

 

 

Empresas da Saúde

 

Invok

Mindfulness é um estado e, ao mesmo tempo, uma ferramenta fundamental para o sucesso da atuação das empresas e profissionais de saúde. As suas aplicações são imensas, tanto no auxílio no tratamento de diversas doenças (como pressão alta, problemas cardíacos, psioríase, doenças mentais, dor etc.) como para o gerenciamento de stress, do relacionamento dos profissionais e pacientes, para um atendimento mais humanizado e para uma melhor gestão do negócio (liderança, trabalho em equipe, foco, performance etc.).

Centenas de centros de saúde ao redor do mundo já oferecem programas de Mindfulness para seus profissionais e pacientes, já que seu embasamento é todo científico (neurociência). Um bom exemplo é a Aetna, uma das maiores empresas de Saúde (seguro) nos EUA, com cerca de 45 milhões de vidas, que tem programas de Mindfulness oferecidos a colaboradores, profissionais e pacientes.

Foi na saúde que houve, no fim da década de 70, a introdução mais conhecida de práticas de Mindfulness no ocidente, por meio do então professor da universidade de Massachusetts, e um dos autores mais conhecidos neste tema, Jon Kabat-Zinn, com o seu programa MBSR (Mindfulness Based Stress Reduction).

Esta atenção plena atua diretamente no cérebro (conforme nos mostra a ciência) e ajuda na diminuição da ansiedade, no aumento da autorresponsabilização e na adesão ao tratamento pelo paciente e, por outro lado, contribui para que o profissional tenha uma maior conexão e percepção do paciente, lembrança e alinhamento com o seu propósito, além de foco e bem estar na sua atuação. Empresas, líderes, médicos, dentistas, psicólogos, enfermeiras, gestores, equipe, pacientes, familiares, etc., têm muito a ganhar com Mindfulness.

A Invok desenvolve programas customizados para organizações da saúde, focando na realidade dos seus profissionais e clientes/pacientes.

 

 

 

 

Educação e Escolas

 

Invok

Os motivos e benefícios da aplicação de Mindfulness em escolas e instituições de ensino, voltado a professores, funcionários e alunos são muitos. Milhares de escolas em diferentes países (com predominância nos EUA e Inglaterra) têm se dedicado à implantação de programas de Mindfulness, com excelentes resultados mensurados nos alunos, como:

  • maior atenção, memória e concentração;
  • melhora na empatia, gentileza, relacionamento e resolução de conflitos;
  • queda na ansiedade e stress e aumento da resiliência;
  • melhor aprendizagem, rendimento escolar e consciência/percepção das coisas;
  • aumento da inteligência emocional e de sentimentos positivos, como alegria, calma e bem estar.

A neuroplasticidade, estimulada pelas práticas de Mindfulness, é a responsável pelos impactos no aprendizado e pela criação de novos hábitos mentais, cujo foco é no desenvolvimento e cultivo de qualidades positivas nos alunos.

Além dos benefícios já mensurados, Mindfulness ganha importância quando relembramos que é na infância e adolescência que a maioria das marcas, traumas e crenças ocorrem ou são formadas, sendo uma ferramenta para ajudar a lidar ou diminuir os impactos negativos na fase adulta.

As práticas e técnicas utilizadas junto aos alunos são muitas vezes diferentes, em duração e formato, das aplicadas em adultos, respeitando-se a realidade e a necessidade desse público.

Existem também momentos e situações onde o entendimento e a utilização de técnicas de Mindfulness fazem toda a diferença no rendimento e bem estar do aluno, pois o stress é intensificado, como na preparação para o vestibular, na véspera dos exames, em situações de verificação de competência (como nos testes de língua estrangeira), entre outros.

A Invok tem especial atenção à área de educação, com workshops e treinamentos voltados à capacitação de coordenadores, professores e funcionários em Mindfulness, bem como com aplicações junto aos alunos.

 

 

 

 

Esportes e Empresas

Invok

 

Embora quem pratica esportes e os treinadores saibam que mais da metade (talvez 90%) da performance depende do nosso estado mental, o investimento atual de tempo e recursos é basicamente feito em treinamento físico e técnico. Entretanto, esta incoerência está para acabar. Uma simples constatação que os pesquisadores da Coventry University e da Staffordshire University na Inglaterra verificaram, e que todos nós sabemos, é que o medo de falhar, a ansiedade e o stress afetam a performance dos atletas em competições.

O medo de errar, o stress sobre a performance, a falta de foco, os pensamentos negativos fazem com que os atletas percam performance. É aí que entra o Mindfulness, capacitando e exercitando o atleta a dar o seu melhor, calmo, atento, focado e sem dar bola para o medo e os pensamentos negativos.

Por isso tem aumentado o uso de Mindfulness por atletas de alta performance em diversos esportes, como futebol, tênis, corrida, luta etc. Quanto mais profissional, maior a seriedade de uma abordagem que une corpo e mente. Um exemplo bem conhecido é a equipe do Seattle Seahawks, campeã do futebol americano. Se você tem dúvidas, pergunte ao técnico deles, Pete Carroll, o papel de Mindfulness nesta conquista.

 

Invok

 

A Invok contribui para trazer foco, calma e alta performance para atletas e equipes.

 

 

 

 

Organizações Sociais (ONGs e Associações)

Invok

Além de todos os benefícios de saúde, stress e gestão para o seu público interno, Mindfulness permite um preparo para que a equipe (interna e de voluntários) possa dar o seu melhor, engajada e focada no propósito da organização. Isso reflete diretamente na performance, no relacionamento, na humanização, na força das pessoas (trabalho em equipe) e nos resultados.

Esse “tempero” que o Mindfulness agrega permite que muitos problemas e limitações da organização (e os seus desafios) sejam vistos de forma realista, mas sem pessimismo, ajudando a encontrar soluções criativas e a manter o espírito positivo da organização, bem como incluir os diferentes e tornar os processos (internos e externos) mais fáceis e ágeis.

Como só damos o que temos, ter atenção total vai também influenciar os resultados na população alvo da organização, que pode ser positivamente contaminada com estas técnicas.

A Invok desenvolve programas customizados para organizações e associações, focando nas suas realidades e necessidades.

 

 

 

 

Mindful Eating

Invok

A nossa relação com a comida é de importância central para a nossa vida, saúde e felicidade, bem como para o ambiente que nos cerca. Por isso é fundamental ter uma maior consciência do que é comer de forma positiva e gostosa, utilizando conhecimento sobre alimentação, ética e mindfulness para focarmos a nossa atenção, ampliarmos a nossa percepção e estarmos presentes e conscientes na alimentação.

Mindful Eating, ou alimentação consciente, utiliza-se do Mindfulness para ajudar a identificar, compreender e superar as motivações emocionais, desatenção e os vícios da alimentação, que muitas vezes geram distúrbios, compulsões, obesidade e doenças, bem como para perceber e escolher comer a partir das necessidades do corpo, daquilo que faz bem para o indivíduo e para todos (sociedade e meio ambiente). Em outras palavras, Mindful Eating significa:

  • Comer de forma consciente e positiva, coerente com as reais necessidades do corpo e evitando a auto sabotagem;
  • Estar “na presença”, inteiro, sem distrações, no momento de se alimentar;
  • Saber “Por que?”, “Quando?”, “O que?”, “Como?”, “Quanto?”, e “Onde?” comer;
  • Ter saúde, com um peso adequado, com as razões certas para comer.
  •  

    Invok

     

    A Invok possui workshops e vivências direcionados a Mindful Eating, independentes ou servindo de apoio e complemento à abordagem de outros profissionais (como nutricionistas, médicos, psicólogos, professores de educação física, personal trainers etc.). Fale conosco e vamos trabalhar juntos!

    A Invok desenvolve programas customizados para organizações e associações, focando nas suas realidades e necessidades.

     

    Invok

     

     

     

     

    Mindfulness é andar de Bicicleta – Workshop

     

    Invok

    Este workshop (de 30 minutos a 2 horas de duração) traz uma linguagem e formato inovador e envolvente, mostrando o funcionamento e semelhanças do Mindfulness com o andar de bicicleta. Esta comparação, que utiliza uma referência já existente (o andar de bicicleta), mostra que os elementos, as necessidades, as possibilidades e as ferramentas são parecidas, o que ajuda a entender e vivenciar muito mais rapidamente os conceitos e as técnicas de Mindfulness.

     

    Invok

    Neste workshop também são utilizadas técnicas de educamento (educação + entretenimento), com possibilidades de interação e experimentação com o público, fazendo com que o conteúdo seja ainda mais marcante. Ideal para eventos com o objetivo de sensibilização e envolvimento inicial com o tema.

     

     

     

     

    Presensificação

    Invok

     

    Um, se não o maior, obstáculo à realização de uma pessoa em qualquer área (pessoal, profissional ou empresa) é a fragmentação, ou seja, a existência de diversas partes dentro de nós desconectadas e muitas vezes contrárias umas às outras. Um lado quer A e outro quer B. Uma parte ama algo ou alguém e outra parte é indiferente ou a rejeita. Muitas vezes estas forças atuam de forma quase inconsciente, mas elas geram muito sofrimento e impedem uma inteireza na ação, e consequentemente, a realização plena daquilo que queremos.

     

    Invok

     

    O lugar onde estas forças contrárias são alinhadas e transformadas, de onde é possível agir com integridade e intereza, onde as coisas acontecem como devem ser, pode ser chamado de presença ou Presensificação (termo criado pela Invok). De forma simplificada, este termo vem do próprio conceito de presença, de você estar inteiro, aqui e agora, consciente de tudo que está relacionado àquele momento, de tudo o que é realmente importante e escolher positivamente a partir desta consciência. É estar 100% conectado com o seu propósito unificado e aberto para o novo.

    A Presensificação une os conhecimentos/práticas de Mindfulness, Autoconhecimento, Ética e Propósito, sendo que:

  • Mindfulness é a junção da meditação com a explicação científica, com a neurociência;
  • O autoconhecimento é a compreensão do que existe dentro da gente, as diversas partes e fragmentos, algo que vai além de um entendimento puramente intelectual, envolvendo também os sentimentos e emoções. Traz também a possibilidade de transformação e ressignificação deste conteúdo;
  • A clareza do propósito de cada um e uma atuação ética, positiva, completam a equação da realização e da felicidade, o que somente acontece na presença.
  •  

    Invok

     

    Quando estamos no estado pleno de presensificação, somos senhores de nós mesmos, fazendo apenas escolhas positivas. Esse estado é 100% inclusivo. As palavras são limitadas para explica-lo, embora a sua aferição é bem objetiva, verificada por um profundo e contínuo sentimento de preenchimento e de unidade.

     

    Invok

     

    A aplicação deste trabalho da Invok ajuda a trazer consciência sobre a importância da presensificação, de forma prática e envolvente, e se destina a pessoas, profissionais e empresas. É um trabalho mais profundo, que pressupõe a existência de um determinado estágio ou grau de amadurecimento das pessoas interessadas, já é preciso ter vontade e coragem para se aventurar em busca da presença, da presensificação.

     

     

     

    ENGLISH   |   ESPAÑOL   |   PORTUGUÊS