AUTOCONHECIMENTO E ÉTICA

O autoconhecimento verdadeiro, que é o mesmo que 'conhecer a realidade de si mesmo', é o primeiro passo para a solução de todos os problemas, na pessoa e na empresa.

 

Invok

 

Um dos pilares do trabalho da Invok nas empresas é o autoconhecimento e a ética. Não é possível ter alta performance, saber liderar, trabalhar em equipe, atender bem, respeitar os processos, saber o seu propósito, ser competente, cumprir os acordos, entre muitos outros aspectos fundamentais dentro e fora das empresas, sem conhecer a si mesmo. Isso engloba tanto o nosso melhor, a nossa força, como todos os vários aspectos que nos impedem de agir a partir desse melhor

Em um mundo complexo, totalmente interdependente e com muitos desafios, a ética, o agir correto e de forma competente, que engloba a ação, a consequência e a intenção positivas são fundamentais para que possamos viver bem e juntos.

Com esta visão, a Invok desenvolveu ferramentas objetivas e inovadoras, como jogos, mapas e outros formatos que ajudam pessoas e empresas a trabalhar com problemas e desafios reais e práticos.

 

 

 

Jogo Alta Performance (Jogo e Workshop)

 

Invok

 

No mundo corporativo, dois pontos são bem conhecidos: 1) a performance de uma empresa é resultado da atuação dos seus colaboradores; e 2) toda empresa quer ter alta performance. Mas o que é e como obter esta alta performance? O que limita as pessoas de uma empresa a agir desta forma? E o que fazer objetivamente para ir além dessas limitações?

O jogo Alta Performance foi criado para responder a essas perguntas dentro da realidade de cada organização, sendo uma ferramenta lúdica, customizada, prática e inovadora. Ele funciona assim: o primeiro passo é fazer um diagnóstico para conhecer a realidade da empresa. Em seguida se escolhe uma questão central para o momento da organização. Pode ser como aumentar o faturamento, como engajar melhor as pessoas, ou qualquer outra. Esta questão será respondida utilizando as diversas ferramentas do jogo, como um tabuleiro, casas, cartas, dados, livro e formulários com questões específicas.

O jogo se adequa a diferentes realidades e também pode servir de suporte a um trabalho que já está sendo realizado. É aplicado em 4 ou 8 horas, e, ao seu final, é elaborado um plano de ação com os itens mais importantes. Como resultado prático, além de ajudar a encontrar soluções concretas às necessidades da empresa, o jogo, por seu formato em grupo, traz ampliação da percepção da realidade e incentiva a autorresponsabilidade e honestidade de cada participante, o que facilita os relacionamentos (liderança e trabalho em equipe) e propicia melhora da performance e do engajamento, além de ser um momento lúdico e inesquecível.

Entre em contato com a Invok para uma proposta específica e venha jogar e ter alta performance conosco!

Invok

 

Invok

 

 

A ética tem um marcador bem simples: nós colhemos o que plantamos. Às vezes demora um pouco, mas às vezes é bem rápido.

- Invok -

 

 

O Mapa 3R (Realidade Realmente Real)

 

Invok

 

O Mapa 3R (Realidade Realmente Real) é uma ferramenta inovadora, prática e poderosa para diagnosticar e direcionar a solução de problemas e questões que estão total ou parcialmente camufladas na empresa, com impactos diretos na sua performance, qualidade, processos, engajamento, alinhamento estratégico, relacionamento e ética. O Mapa foca no levantamento e transformação das “causas negativas”, abordando aspectos muitas vezes pouco conhecidos ou aos quais não foi dada a devida atenção, mas que funcionam como ralos e causas de muitos problemas de performance. Normalmente eles se manifestam como incoerências. Para isso, a metodologia do Mapa R3 possui 3 fases:

1ª Fase – Caçador de Incoerências:

O Caçador de Incoerências é uma abordagem que se utiliza de ferramentas para levantar as incoerências encontradas na empresa, com foco na organização e nas pessoas, tanto de forma geral quanto em alguns aspectos específicos. Os principais escopos serão previamente definidos junto com a liderança, a partir do entendimento, necessidades e preocupações da empresa, embora sempre exista espaço para ampliar esta investigação e buscar aspectos menos evidentes.

2ª Fase – Força Tarefa:

A partir da conclusão da fase anterior, e com o relatório de incoerências em mãos, serão escolhidas pessoas para compor uma força tarefa, que é o nome dado ao grupo de trabalho criado com a responsabilidade de analisar e definir as ações em busca da transformação das incoerências encontradas na organização.

3ª Fase – O Problema é Meu:

Como as incoerências surgem também a partir de escolhas e atitudes individuais, a metodologia da Invok foca, nesta terceira fase, na responsabilidade individual e coletiva. Essa fase dá sustentação para a implantação do plano de ação, mas também objetiva diminuir a existência de incoerências (novas e antigas) nas pessoas da organização.

 

 

Propósito e Ética

 

Invok

 

Um dos principais motores positivos para o comportamento dos colaboradores e para a performance e o resultado da empresa é a clareza e engajamento no propósito. O propósito tem uma relação direta com o uso dos dons e talentos das pessoas de uma organização. É ele que dá um significado maior à existência da empresa e é um dos fatores fundamentais para a união das pessoas. Muitas vezes o propósito já está lá, mas falta às pessoas acreditarem e sentirem de verdade o impacto positivo que ele traz em si e em todos (dentro e fora da empresa). Esta ressignificação é fundamental.

Na metodologia da Invok, o propósito vem junto com a ética, pois é o propósito que fortalece a atuação ética do ser humano. A junção destes dois pontos permite que a realização e prática do propósito sejam a própria ética em movimento, onde a organização, por meio de suas pessoas, faz o bem para si e para todos. Além de abordar aspectos como missão, visão, valores e comportamentos, a nossa metodologia também prioriza aspectos como integridade, harmonia, autorresponsabilidade, foco e engajamento.

Venha se alinhar com o seu propósito e a ética, que dão força e embasamento para os resultados da sua empresa e de seus colaboradores.

 

 

Programas de Ética na Prática

Invok

 

Ética é uma palavra que está muito desgastada, devido ao seu uso distorcido. Na realidade, ética significa olhar para as nossas ações, as consequências que geramos (nos outros e em nós mesmos) e para as nossas reais intenções e agir a partir do positivo, do bom para todos. Sua abordagem prática e focada impacta diretamente na confiança e na percepção e ação dos membros da empresa, como na melhoria dos relacionamentos, do trabalho em equipe, da atuação da liderança, da força do grupo (engajamento e em powerment), na reputação e nos resultados financeiros.

Os Programas de Ética na Prática da Invok trabalham principalmente valores e competências (como as de atitude) dentro da empresa com o objetivo de ajudar a trazer consciência para as atitudes negativas (anti-éticas) que lá ocorrem (como falar mal do outro, não se comprometer com pessoas, processos e prazos, atender mal ao cliente –interno e externo, desviar recursos, conflitos nos relacionamentos etc.) , e a transformá-las em atitudes positivas (éticas) por meio da escolha interna, ao invés de apenas ser fruto de controle externo (via aumento da vigilância e punição, que normalmente apresenta falhas no tempo). Esses Programas atendem às necessidades de empresas que têm um ou mais dos seguintes objetivos: 1) ter maior aderência dos seus colaboradores ao código de conduta e ética; 2) resolver problema específico de comportamento de pessoas ou grupos; 3) aumentar o engajamento e compromisso da equipe interna (liderança, motivação e trabalho em equipe), via o fortalecimento da confiança; 4) aumentar o entendimento e envolvimento de seus colaboradores com a responsabilidade social, sustentabilidade e voluntariado (que são desdobramentos da própria ética); e 5) ser bons lugares para trabalhar, que valorizam e acreditam em práticas honestas e éticas e querem crescer e prosperar em todas as áreas, trazendo sentido e alegria para o trabalho, além de resultados concretos.

Os Programas de Ética na Prática oferecidos pela Invok são bastante variados e se traduzem em cursos, workshops e vivências sobre ética; levantamentos específicos; estudos de caso; módulos de identificação e desconstrução de crenças; desafios; jogos exclusivos; elaboração, revisão e/ou reforço do código de ética; estruturação e suporte à ouvidoria e ao comitê de ética; visitas reflexivas; peças de teatro; viagens, entre outras ferramentas que incentivam fortemente a participação e a reflexão do colaborador. O trabalho é adaptado (linguagem e conteúdo prático) a diferentes perfis de colaboradores dentro da empresa, com uso de ferramentas que unem o cognitivo com o emocional. Temos também uma abordagem específica para empresas da área de saúde, como hospitais, indústria farmacêutica, laboratórios clínicos, clínicas, etc.

 

 

Palestras Vivas

Invok

 

Palestras Vivas são palestras curtas (de 30 minutos a 2 horas de duração), proferidas por Eduardo Farah, que podem ser eficazes ferramentas em eventos para uma sensibilização inicial ou como parte do processo de abertura para novos conceitos e ideias, além de serem inspiradoras e motivadoras, unindo aspectos pessoais e profissionais e trazendo sempre os conceitos de honestidade, integridade e autorresponsabilidade. Eduardo, na sua história de vida, possui tanto um lado tradicional como um não tradicional. Esta combinação permite que ele toque diferentes públicos, explorando, em suas palestras, experiências reais e transformadoras, tanto dentro quanto fora do ambiente organizacional.

Veja mais em Palestras Vivas

 

 

Treinamentos Invok

Invok

 

Os treinamentos da Invok abrangem diversos temas com o objetivo de desenvolver competências que envolvem conhecimento, habilidade e atitude. Acreditamos e focamos no desenvolvimento humano real, baseado em valores humanos e competências chaves, como honestidade, integridade, autorresponsabilidade, inteligência emocional, confiança etc.

Os temas são adaptados a cada público (vendas, líderes, equipe etc.), seguindo uma metodologia que envolve o mapeamento prévio do grupo para conhecimento e alinhamento de atividades e linguagem, e utilizam ferramentas que unem o cognitivo com o emocional, gerando resultados mais efetivos nas pessoas e nas equipes. Este processo tem um compromisso com a inovação e, ao mesmo tempo, com a praticidade da abordagem, para que os resultados sejam efetivamente atingidos, com mudanças concretas. Usamos formatos conhecidos bem como inovadores, dependendo de cada situação, que incluem workshops, palestras, jogos, simulações, hands-on, trabalho em campo, visitas, viagens etc. Os treinamentos podem ser para uma necessidade específica ou como parte de um programa estruturado. Utilizamos, quando necessário, ferramentas web, como suporte ou para atingir pessoas em diferentes locais.

Desenvolvemos o treinamento junto com o nosso cliente, criando empatia e compromisso. Venha fazer com a gente!

 

Invok

 

ENGLISH   |   ESPAÑOL   |   PORTUGUÊS